Fast VM Upgrade

Uma das funcionalidades do script é efetuar o upgrade de VM, podendo atualizar a versão do hardware virtual, remover o floppy drive, além de configurar o CPU e memória hotadd (hotplug), porém, para que isso funcione corretamente é necessário realizar algumas configurações. Neste caso é necessário alterar o valor das variáveis relacionadas com estes upgrades. Para realizar os upgrades nas VMs, basta selecionar a opção 7 (VM) e depois a opção 4 (Fast VM Upgrade).

Para garantir o sucesso da migração é importante validar um pré-requisito, neste caso, se um Resource Pool for selecionado, todas as VMs que estiverem dentro dele devem estar desligadas, o mesmo vale para Folder, Cluster e/ou Data Center. Se uma VM estiver ligada, o script irá acusa-la e não irá continuar.

Lembre-se, o script não irá migrar as interfaces de rede se as máquinas virtuais não forem previamente desligadas.

Recomendo criar um Resource Pool e/ou Folder, mover as VMs que terão o network adapter migrado para VMXNET 3 e desliga-las.

As variáveis que precisam ser editadas estão listadas abaixo:

$EnableFloppy - floppy drive $EnablevHardware - upgrade de hardware virtual $VMHardwareVersion - determina a versão do hardware virtual $EnableCPUHotAdd - CPU hotadd $EnableMemoryHotAdd - memória hotadd

Por padrão todas as funções estão desabilitadas (0 = off | 1 = on).

Este é um exemplo de configuração para ativar todas as funções de upgrade. Neste exemplo a versão do hardware virtual será a 11. É possível habilitar as funções de acordo com a necessidade, não existe a obrigatoriedade de habilitar todas.

$EnableFloppy = 1
$EnablevHardware = 1
$VMHardwareVersion = "v11"
$EnableCPUHotAdd = 1
$EnableMemoryHotAdd = 1

Esta informação é fornecida utilizando o script Fast Upgrade VM, que foi adaptado para o Fast & Easy vSphere Configuration.